Cesar Millan, onde estás tu?!





Neste momento a Manga dorme debaixo da minha mesa de trabalho. Olhando para ela ninguém desconfia na esquizofrenia que 10 quilos de cão pode ter! A verdade é que não saber do passado de um cão, ou melhor, saber que um cão teve um passado complicado, é uma experiência muito diferente das que tenho tido até aqui. E de facto a Manga mostra, em vários momentos, que não deve ter tido uma vida fácil! É o primeiro cão que tenho que tem que ser subornado para ir à rua! Não quer ir!! E quando finalmente conseguimos fazer com que passe a ombreira da porta é o caos! Tem medo do vento, de pessoas, pessoas com chapéus de chuva fazem-na entrar em pânico, foge de crianças (o que tendo uma em casa se torna complicado) e quando o medo é muito reage com umas trincas. Em casa com os adultos é um doce! Derrete-se por um miminho, brinca com tudo o que apanha mas tem alguma dificuldade em perceber que tem de haver limites! A parte boa da dinâmica é que tanto a Manga quanto a Sardanisca estão na mesma fase de aprendizagem de comportamentos: perceber quais são os limites e saber que estão seguras e que têm mimo perto de nós, por isso não tenho que mudar o meu chip mental muitas (à conta disso já mandei a minha filha sentar e já chamei filha à Manga mais vezes do que as que gostaria...). Temos trabalho pela frente... muito! A primeira tarefa é dominar o passeio à trela. Acho que já sei como a controlar sem tensão nem stress... assim que confirme que a técnica de facto resulta partilho. Entretanto, digam-me tudo: têm ou tiveram cães com as mesmas questões? Deve levar tempo e paciência a torná-los sociáveis, mas alguém tem alguma dica milagrosa?

Comentários

  1. Imagino que um cão com um passado difícil seja realmente um cão difícil mas ao mesmo tempo amoroso.

    Tenho uma cadelinha, a Mia, com cerca de 3 anos mas veio para casa bébézinha, portanto não posso opinar sobre o que é melhor ou pior para a Manga. Mas penso que muito carinho e paciência resolvem muita coisa; num caso mais difícil a opinião de um veterinário é sempre uma boa aposta e ajuda.

    Blog - Desabafos e Coisas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que ir ao veterinário (devemos ir hoje) e vou aproveitar para pedir dicas! Beijinhos para ti e para a Mia!

      Eliminar
  2. Dicas não tenho, mas a minha Luna não perdeu nunca o medo às crianças - sendo que o facto de o filho ser bastante brutinho não tem ajudado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a Luna dá-se bem com o teu pequeno ou é arisca? É que a Manga já quis mordiscar a minha filha duas vezes, que até é muito meiguinha e compreensiva (levou uma grande ensaboadela porque já tinha medo que a cadela pudesse não achar piada a um ser pequeno e barulhente) e agora tentamos gerir os espaços das duas... Como é que tu fazes? Eles conseguem estar juntos? A Luna afasta-se?... Diz-me como é.

      Eliminar
  3. Sorry, só agora li a tua resposta. Então é assim: agora, 2 anos e meio depois, ela já não se encolhe tanto com ele e até já aceita as festas dele (há dias bons) sem fugir à primeira oportunidade. Mas ele é mesmo brutinho (gajos, pá, eu disse que queria uma menina, ninguém me ouve!!!) e gosta de chatear a Luna quando (ele) está com os azeites, bate os pés no chão perto dela, (já) não lhe dá pontapés mas da-lhe uns empurrõezinhos com os pés, atira-lhe brinquedos, enfim. Temos insistido muito com o puto que a Luna é amiga, que já é velhinha, que é muito pequenina, que gosta tanto de nós, etc., etc., mas também ralhando (mesmo!) com ele sempre que lhe faz maldades e tirando-lhe o brinquedo com que lhe fez mal. Não sei se estamos a conseguir convencê-lo ou se ele já estaria melhor se tivéssemos sido mais relaxados - a falta que faz um manual de instruções... Quanto à Luna, tentamos resguardá-la um pouco mas castigamo-la sempre que ela lhe rosna (uma vez tocou-lhe com os dentes, deixou um arranhão). Um castigo que parece funcionar com ela é pô-la trancada sozinha noutra divisão quando se porta mal com o miúdo, quer ele a tenha provocado ou não (afinal, aqui na matilha ele manda mais que ela), por alguns minutos. Ela detesta e vê-se mesmo que percebeu que agiu mal ou, pelo menos, que nós não gostámos da reacção dela. Normalmente também ralhamos com ela (não gosto de lhe bater e também não quero dar mais ideias ao miúdo) explicando que fez mal, que o Jaime é "pequenino" e que às vezes não sabe o que faz, mas isto é mais para o miúdo ouvir do que propriamente a pensar que ela vai compreender.

    E agora vou dar uma de "Cesar" e dar-te uma dica... Baseada no meu profundo conhecimento da psique canina e nos muitos episódios do Cesar que vi. Podes tentar conquistar a Manga pelo estômago, que nos cães está ligado directamente ao coração - o meu marido conquistou a Luna assim, ela tinha pavor de homens quando veio para nós. Ou seja, põe a Sardanisca a dar-lhe a taça da ração nas refeições em vez de vocês, diz-lhe de vez em quando para ir dar biscoito ou osso de roer à Manga, tudo o que estiver associado com comida serve (para lhe dar biscoitos diz-lhe para pôr o biscoito na palma da mão aberta, evita mordiscadelas nos dedos). Tenho a certeza que já li ou ouvi algures que para um cão quem o alimenta é que é o dono, pode ser que funcione.

    Espero ter dito alguma coisa de jeito! Boa sorte, não desistam, elas merecem. ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Aviso à navegação: como sou eu que mando neste estaminé, quando não gostar dos comentários não os vou publicar. Temos pena mas é a vidinha. Todos os outros comentários são bem-vindos!