Virtutibus maiorum ut sit omnibus documento





Sempre disse que não gostava de Lisboa. Que era muita confusão, que as pessoas tinham mau feitio, que há muita pinderiquice... mas volta e meia dou por mim a pensar "isto não é assim tão mau"... Normalmente alguma coisa acontece - ficar presa no trânsito, ficar a segurar portas sem ninguém agradecer ou assumir a função, ouvir um "realizei" ou "teni"... - que me faz ver que estava certa e que não gosto disto... mas o outro dia tive que subir ao Arco da Rua Augusta e durante uns 5-7 minutos achei piada à cidade. Há ali qualquer coisa que dá uma sensação de tranquilidade e de espaço suficiente para respirar fundo... ou isso ou por estar mais elevada e o ar ser mais rarefeito possa ter tido um momento de alucinação. Seja como for, por €2,5 vale a pena ver a capital do Império lá do alto!

Comentários

  1. Ah! Finalmente encontro uma alma gémea! Nunca consegui perceber o que tem Lisboa para além de gente a mais e lojas boas (mas onde não compro nada). A tal luz de que falam, os passeios esburacados, etc, etc. Quando vim do Porto a condição foi fugir de volta para a linha e que bem que se vive em Alcabideche. :D Ok, estou a exagerar, mas a verdade é que não gosto mesmo da cidade. É bonita sim, mas Évora, o Porto, Bragança também são bonitas. E ficopor aqui que já vejo alguém a vir defender com unhas e dentes o seu canto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não estou em Alcabideche mas estou por Caxias-Paço de Arcos que ainda funciona muito como terrinha e estou longe o suficiente para não ter de levar com a confusão de carros e pessoas e perto o suficiente para poder ir trabalhar e passear sem ter de pensar 30 vezes!! Mas nunca como agora senti tanta falta de Coimbra!

      Eliminar
  2. Sabes que vim viver para Lisboa completamente contrariada e consigo detestar todas essas coisas que dizes (e também todas as que não dizes mas que são igualmente detestáveis). Por outro lado, começo a ter dúvidas sobre se conseguiria voltar a sentir-me bem em qualquer outra cidade do país e não morrer entediada. Lisboa já me parece uma aldeola tão pacata e em que tudo é tão próximo! Gosto de morar no centro da cidade e poder ir a todo o lado a pé. E depois há aquela sensação muito estranha, de quem vivia na província e ficava todo contente por ocasionalmente ouvir o nome da "sua terrinha" num noticiário e que, de repente, percebe que aqui até a gata da vizinha do lado subir a uma árvore é notícia de relevância nacional - como se vivêssemos no centro do mundo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes, há de facto um conjunto de coisas boas que não se encontram noutros lados... mas ainda assim... não consigo sentir-me integrada! Ainda este fim de semana passei por Coimbra e sentir que está tudo a 10 minutos de distância, que é lá que estão as minhas amigas, que fico mais perto da família do Caramulo (que começa a ficar mais velha) e da Nazaré... Mexeu comigo... deu vontade de fazer as malinhas e voltar a assentar arraiais na margem esquerda do Mondego...

      Eliminar
  3. Viver em Lisboa é viver num dos bairros lisboetas, não é nos arredores. Quem vive no centro tem tudo a 10 minutos e toda a gente perto. Eu estou muito mais com as pessoas aqui do que quando vivia em qualquer outra cidade. Toda a gente vem a Lisboa por toda e qualquer razão - apanhar um vôo, assistir a um congresso, tratar do passaporte, vir ao Zoo, ao Oceanário, ao teatro, a concertos... os amigos estão sempre cá! E tenho família que também veio viver para cá, isso ajuda bastante.

    ResponderEliminar
  4. Estou a sentir-me uma vendida. Se calhar tenho de assumir que já gosto muito de Lisboa. Tinha de partilhar isto: http://www.globalpost.com/dispatch/news/regions/europe/140515/31-reasons-you-should-move-lisbon

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não és nada uma vendida!! Vai tomando nota do que gostas e vai-me dando a conhecer para ver se eu faço as pazes com o destino!

      Eliminar

Enviar um comentário

Aviso à navegação: como sou eu que mando neste estaminé, quando não gostar dos comentários não os vou publicar. Temos pena mas é a vidinha. Todos os outros comentários são bem-vindos!