Et voilà!



Sobre a receita, que aliás é essencialmente a que a minha irmã faz, há só algumas coisinhas a dizer:

1. Eu tirei a casca ao grão porque no final a pasta fica muito mais aveludada mas não muda em nada o sabor, por isso, tirem ou não tirem consoante a vossa paciência.

2. Aquele ingrediente com um aspecto um bocado duvidoso, que me vêm a tirar do frasco com uma colher, é tahini. Tahini é pasta de sementes de sésamo que se consegue processando as sementes depois de torradas. Eu comprei no Celeiro porque no supermercado onde vou não havia (Continente de Oeiras), mas imagino que num maiorzito consigam encontrar. Também se faz bem em casa.

3. As receitas mais convencionais não levam a malagueta que me vêem a pôr mas, como eu gosto do sabor, resolvi arriscar e não me pareceu mal.

4. A maioria das receitas diz para se juntar a água que vem na lata... eu cá, não tenho nada contra mas prefiro juntar água "normal".

5. O melhor é corrigir o tempero no final da pasta estar feita, principalmente no que toca ao sal, eu sugiro que se coloque só no fim.

6. Eu não tenho um processador/robot de cozinha e por isso usei a "1, 2, 3" mas se tiverem usem porque sempre têm mais espaço.

Acho que é só isto que tenho a dizer. Agora as quantidades que eu usei (aproximadas... isto não é nariz de santo, vão pela vossa intuição):

- 1 lata de grão de bico 400g
- uma colher de sopa de tahini (no final podem juntar um bocadinho mais para ficar mais aveludado ou para ter um bocadinho mais de sabor)
- 1 dente de alho
- 3 colheres de sopa de azeite
- 3 colheres de sopa de água (mais uma vez podem corrigir no final de virem que a pasta está muito densa)
- sumo de 1 limão pequeno
- uma pitada de pimenta
- 1/2 malagueta (eu tirei as sementes da que usei para não ficar a arder)
- uma pitada pequenina de sal
- paprika (só para decorar e dar um saborzinho)
- coentros (para decorar e dar uma frescura)

Confecção:
Pôr tudo, menos o pimentão doce e os coentros, na máquina e processar até ficar em pasta. No final decorar com um fio de azeite, paprika e coentros.

Dá para comer como aperitivo (com umas tostas, pão ázimo ou qualquer outra coisa) ou como acompanhamento numa refeição normal.

Enjoy... ah, e se gostaram, partilhem! ;)

Nota final 1: para a realização deste filme não foram mal-tratados animais nem crianças e o director/realizador/editor/sonoplasta/grafista foi pago em géneros... com o próprio do húmmus.

Nota final 2: Sara (não anónima)... Pedigree...

Nota final 3: Muitos parabéns Xana da Costa Alentejana!

Comentários

  1. Juro por tudo que vou recriar esta receita! =) Sou vegan já há bastantes anos e gosto muito de hummus, por isso, ver este vídeo só me deu vontade de ir já cozinhar. Tão simples de fazer, nunca pensei! Geralmente eu costumo já comprar feito, mas de certeza que esta receita é deliciosa.
    Beijinho e obrigada pela partilha.

    Que blogue fantástico! Adorei a descoberta e comecei a seguir-te ;) Faz também uma visita ao meu blogue e espero que gostes do que tenho publicado por lá!
    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D
      Muito obrigada pelas tuas palavras e muito obrigada pela visita! Também já fui espreitar o teu cantinho e posso dizer-te que ganhaste mais uma seguidora!

      Quanto à receita: faz, experimenta! É mesmo muito simples!

      Beijinho

      Eliminar
  2. Está TÃOOOOOOO lindoooooo o vídeo....parabéns, já vi uma data de vezes seguidas, parece que estou a ver um videoclip...música linda em crescendo, filmagem perfeita, a carinha da palha de aço (que abusadora, a chegar-se à bancada, pancada naquilo já), a sardanisca pigtails artista um amor fofinho (pobres canetas), a perspectiva da chef a fazer a receita, eh pá...muito bonito, mesmo top.
    Está decidido, esta semana testo a coisa. Mas diz-me, não tenho 1,2,3 nem robot nem nada disso, aquilo também vai com a varinha ou é melhor pedir emprestado? E posso substituir os coentros por salsa, por exemplo? Não sou fã de coentros...
    MUCHAS GRACIAS!!
    ps - descascar grão de bico um a um...?É bom que fique fino!!!Beijinho agradecidoooooo, Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vês... sou lentinha mas chego lá (ainda que, verdade seja dita, o mérito é todo do artista cá de casa!)
      Quanto à tua dúvida: deves conseguir com a varinha mágica... podes é ter que processar aos bocadinhos porque as varinhas mágicas caseiras não têm como triturar os 400g de grão de uma vês. Se tiveres uma vizinha a quem pedir emprestado um robot ou uma 1,2,3 é bem mais rápido,

      Beijinhos e fico contente que tenhas ficado contente!

      Eliminar
    2. Fiquei muito contente! Vou tentar pedir uma 1, 2, 3 emprestada então. Olha lá, hj já comprei o tahini mas quando a senhora me perguntou se queria branco ou torrado fiquei..."erm...não sei, acho que é torrado, era escuro..." e ela perguntou-me para que era e quando expliquei disse que devia ser branco, que fazia húmus com o branco mas isso era uma questão de gosto etc etc. Eu continuei a dizer que o teu me parecia escuro, até pedi para ver o teu vídeo na loja!!! Lá ficámos a puxar para trás e para a frente umas vezes...sem muita certeza (achei graça ela perguntar se descascavas um a um :). No fim ela aconselhou-me a levar o branco (Bio Natur Greeb Tahín white) por isso se não for o branco agora olha, diz que é ...bjs, Sara

      Eliminar
    3. Ai, acho que às tantas era torrado...dizes "processando as sementes depois de torradas". Agora vai branco, deve ficar bom à mesma...

      Eliminar
    4. Sara, esqueci-me de dizer que de facto há várias cores e consistências de pasta de sementes de sésamo. Aí mais uma vez é ao gosto de cada um: as mais claras têm um sabor mais a sésamo e as mais escuras mais a sementes torradas. A consistência também pode ser mais pastosa ou mais granulosa. Quer-me parecer que não afecta substancialmente o resultado final, por isso, o branco está bom! (O meu era o escuro mas vai dar ao mesmo!)

      Eliminar
    5. Damn...bem que me parecia escuro, devia ter ido com o meu gut. A dúvida surgiu pois o "branco" também tem cor, engana. Oh well, agora está e como dizes não deve ser grande diferença. Tenho 123 na sexta. Amanhã sempre vou lá regatear a mensalidade ao nosso amigo Branson mas não sei se terei muita sorte...em todo o caso digo-te o estrago por email para não referir montantes por aqui. Wish me luck...bjs, Sara

      Eliminar
  3. Que filme tão bonito pah! Adorei... Como eu gosto de vidas reais :) essa de descascar o grão não me convence e sinceramente gabo-te a pachorra :)
    E apesar de tudo perfeito, não estou convencida.. Acho que húmus é uma cena que não me assiste :P
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cá, sou uma trituradora e há pouca coisa que não coma, mas compreendo perfeitamente! O grão não é o alimento mais consensual do mundo! Vou ver se desencanto outra receita que possas achar piada!

      Beijinhos!

      Eliminar
    2. Eu gosto de grão , mas assim simples, com batatas ovo e bacalhau :) sou à moda antiga :)

      Eliminar
  4. O filme está <3 !

    A receita é muito parecida com a que fazemos cá em casa (não sei bem porque é ele quem faz!) mas sei que usamos salsa em vez dos coentros, ou então ambos. Desaparece sempre demasiado rápido! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal perguntei-lhe e são coentros... turns out que não pesco nada disto.

      Eliminar
    2. Acho que dá com os dois! Isto da cozinha o que manda é o gosto de cada um... o resto são orientações para seguir ou não!

      Eliminar
  5. ADOREI! És uma verdadeira inspiração! :) :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei o vídeo e principalmente a partilha =) Obrigada!

    Demorei mas lá arranjei maneira de experimentar...dei-me ao trabalho de descascar o grão e de fazer a pasta de sésamo cá por casa (fácil...agora só tenho que descobrir o que fazer com o que sobrou eh eh) e olha que ficou bem bom!

    Amanhã levo para o trabalho vamos ver o que dizem por lá...

    Fico à espera de mais partilhas culinárias =P

    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia, sempre às ordens! Houvesse mais tempo em conjunto e fazíamos mais filminhos destes! Volta sempre, sim?! Beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Aviso à navegação: como sou eu que mando neste estaminé, quando não gostar dos comentários não os vou publicar. Temos pena mas é a vidinha. Todos os outros comentários são bem-vindos!