P'ró ano (ou daqui a cinco) há mais!









Pois que a pequena ditadora que eu gerei e pari fez anos ontem mas isto de ter a família espalhada dá azo a mais do que uma comemoração e, consequentemente, uma certa trabalheira que, podendo dar muito gozo, não deixa de ser uma trabalheira (valha-nos a mana/tia que veio de longe para nos salvar do caos logístico em que nos metemos). Vai daí, sai lanchinho para família e amigos na terra do pai e dos avós, sai lanchinho na creche e ainda falta o outro avô que será alimentado em honra da piquena um dia destes. No lanche do fim-de-semana tudo o que podia correr mal, correu! O bolo de beterraba que estava tão promissor foi possuído pelo demo: queimou por cima, ficou cru por dentro. Prestei os cuidados de emergência devidos com a intensão de o salvar e evitar que fosse desta para melhor e nada! Tivemos de declarar o óbito. O gucamole (não para as criancinhas) que a minha irmã faz divinalmente estava ao nível de uma arma de destruição massissa: ácido e picante o suficiente para provocar uma úlcera! Achei que podia pôr as tortilhas no forno e ter, depois de devidamente partidas, uns triangulozinhos crocantes para o húmus e vai-se a ver, as partes que não ficaram queimadas ficaram moles... aparentemente a coisa, para correr bem, devia ter sido feita na frigideira... Bem, mas o pessoal foi solidário e aguentou tudo estoicamente e fez a fineza de não reclamar! O resto - os salgadinhos, os brownies, o húmus, a mousse de manga - salvou a honra do convento (ou pelo menos eu espero).

Depois, no dia do acontecimento propriamente dito, fiz um bolinho para cantar os parabéns na creche. Não dava para inventar muito porque era para a miudagem pequena e é claro que me tinha de me conter no doce e nos ingredientes a solução: "o" bolo de iogurte com uma cobertura também de iogurte.


Agora a miúda só volta a fazer anos lá para 2045!

Comentários

  1. Parabéns! Pelo menos este bolinho tem um aspecto divinal e a traquinas deve ter adorado tudo. E bem podias pôr aqui no blog a receita que tens de húmus, que eu já comi um muito bom mas as recetas que já experimentei da net não prestam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A receita é da minha irmã mas como não és a primeira pessoa a pedir vou arrancar-lhe a dita, com segredo e tudo!

      Eliminar
    2. Se precisares de instrumentos de tortura avisa, tenho outro pirralho que, juntamente com a tua, arrancaria o diabo do inferno! ;)

      Eliminar
  2. Parabéns à pulga e bom descanso aos pais :)
    Olha, como fazes o húmus? Adoro mas não é fácil de encontrar, corte inglês e tal. Fazes o caseiro com o grão de lata? Se puderes, passa para cá a receita por favor :) Costumo pôr só limão e ervas e tal porque nem sempre é fácil encontrar o tahin (ou como raio se escreve) mas nunca me cheira a 100%. Obrigada! E já agora a do bolo de beterraba que me parece óptimo e diferente! Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O húmus não foi comprado, foi a minha irmã que fez e já percebi que tenho mesmo que deixar aqui a receita. O bolo de beterraba ainda não está domado... mas lá chegarei!

      Eliminar
  3. Respostas
    1. eh pá... eu sei que é foleiro... mas é a coisa que mais gozo me dá de "ouvir"/ler!! Muito obrigada!!

      Eliminar
  4. Deixa, há dias em nada corre bem na culinária! Estou com os outros, deixa-te de desculpas e passa para cá as receitas!!! ;)
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  5. Está mesmo bonita! (E a crescer "a olhos vistos"!) Parabéns a ambas, a toda a família, aliás! Agora é que percebi porque achas o 9 de Junho um dia tão bonito. <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Raquel!! Gente de fibra e personalidade... o pessoal de dia 9!

      Eliminar
  6. Eu comentei este post... :(
    De qualquer forma cá vai novamente...
    Todos os anos digo que para o ano não faço festa nenhuma...e agora a duplicar acho que vou cortar os pulsos,..
    Bom fim‑de‑semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que estranho... alguma coisa deve ter acontecido porque não recebi o teu comentário... O que conta é que este está cá! Ainda não tinha pensado na história do duplicar porque ainda não chegámos aí (e não sei se chegaremos...) mas sim, deve ser de loucos!! Acho que nessa altura faço uma vaquinha maior para não desesperar e entregar esse serviço a alguém!

      Eliminar

Enviar um comentário

Aviso à navegação: como sou eu que mando neste estaminé, quando não gostar dos comentários não os vou publicar. Temos pena mas é a vidinha. Todos os outros comentários são bem-vindos!