Engenharia aeroespacial deve ser mais fácil... A lista #2

(a continuação)

A lista #2
Nome de código: I don't like surprises

Ora, não sei se sou só eu, mas entusiasmo-me facilmente no supermercado... Menos do que quando vou à Zara mas ainda assim, mais do que devia a bem das finanças. Para não perder o controlo da coisa temos um orçamento semanal de supermercado e o orçamento de supermercado pós-férias que é maiorzito. Esta é também uma das duas alturas do ano em que aproveitamos para descontar o saldo que temos em cartão (a outra é no Natal). Como no meio da emoção começo a imaginar que a minha casa é o estúdio da Martha Stewart e meto tudo para dentro do carrinho tive de arranjar uma estratégia específica para esta ida às compras. Neste ponto as dicas da Joana Roque do blogue As minhas receitas foram uma grande ajuda! Tanto no blogue (que sigo há uns anos valentes) mas especialmente nos livros (que tenho quase todos) encontramos listas de essenciais que assentam cá em casa que nem uma luva! Foi a partir de uma dessas listas, combinada com a semanal (que tenho no buy me a pie) que fiz a mega lista de supermercado no site on-line do estabelecimento onde faço compras. As vantagens são significativas:
- é possível ficar com uma ideia do quanto vamos gastar;
- podemos fazer a escolha de um modo mais racional tendo em conta a relação quantidade/qualidade/preço;
- mais facilmente nos apercebemos dos artigos em promoção e podemos fazer investimentos em função disso;
- conseguimos saber facilmente quais os cupões de desconto dessa semana e usá-los de forma eficaz;
- por cinco euros (mais coisa, menos coisa) podemos ter as compras em casa. O ano passado, como tínhamos a bebé com dois meses, tinha sido impensável passar duas horas no supermercado, ter carregado tudo para o carro, ter levado tudo para casa subindo dois andares sem elevador e isto tudo sem que a miúda tivesse feito uma fita daquelas e sem que as minhas mamas tivessem explodido! Soube muito bem ver as coisas a aparecer lá em casa! Este ano já não deve ser assim...;
- depois de feita a mega lista no site do supermercado podemos adaptá-la sempre que quisermos;







As desvantagens:
- fazer a mega lista demora muito tempo!! Correr categoria por categoria o milhão de produtos disponíveis é coisa para ser uma seca por isso, eu vou fazendo este exercício ao longo dos últimos dias de férias (como se pode constatar sou uma pessoa muito divertida, com uma vida muito preenchida e que ocupa as férias com actividades radicais);
- nem sempre temos a noção das quantidades/tamanhos das embalagens;
- nem sempre a coisa corre como queremos e volta e meia recebemos o telefonema dos senhores da loja a dizer que a pasta de dentes que queríamos não está disponível e se queremos trocar por outra ou não comprar e lá se vão as contas!;

Hoje em dia, os supermercados já têm aplicações para se fazerem listas com os preços associados mas, daquilo que explorei, implica ir de telemóvel em riste para o supermercado fotografar códigos de barras e isso é coisa que, apesar de útil, leva muito tempo para o meu gosto! Ainda assim, estas aplicações têm a vantagem de ter os cupões de desconto todos guardadinhos por ordem cronológica o que dá muito jeito!

Depois disto, confirmar a lista, ver se bate certo com o orçamento, se não nos esquecemos das nossas paneleirices, optar por imprimir a lista on-line ou completarmos a da aplicação de telemóvel, tomar um lexotan e seguir para o supermercado! Wish us luck!

Comentários

  1. Tens razão, Engenharia Aeroespacial é mais linear. Fiquei cansada só de ler esta introdução ao tratado sobre economia doméstica. Hoje foi o meu dia de também ir às compras abastecer no pós-férias. Fui sozinha e demorei horas mas o meu planeamento ainda é da idade da pedra: bloco e caneta, riscar, acrescentar, talões de desconto em papel... tudo ao bom jeito de quem tem mais de 35 anos e continua a achar que nada é mais bonitinho que um bloco de papel e canetas giras na mão. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que tenho a mania que sou muito p'ra frentex!! Ainda assim, no dia a dia faço a lista num bloco que tenho no frigorífico porque não tenho paciência para andar para trás e para a frente como tlm na mão!

      Eliminar

Enviar um comentário

Aviso à navegação: como sou eu que mando neste estaminé, quando não gostar dos comentários não os vou publicar. Temos pena mas é a vidinha. Todos os outros comentários são bem-vindos!