Timming




Em 1728, quando a minha irmã fez 18 anos, o meu avô ofereceu-lhe um carro. Dois anos mais velho do que ela e que na época custou à volta de 20 contos. Uma máquina, portanto.
Não era qualquer um que pegava no carro para dar uma voltinha glamorosa no renault 5 cor-de-vinho! Era preciso conhecer-lhe as manhas. O ritual, num dia bom, seria qualquer coisa como pôr o carro a trabalhar, abrir o ar, deixá-lo em ponto morto até aquecer, virá-lo para noroeste, dar três pancadinhas no voltante, rezar um Pai Nosso e dizer as Bem-aventuranças de trás para a frente. Depois disto, se estivesse p'raí virado, era capaz de andar. Deu-se o caso de um dia, apesar de tudo set feito by the book, ele se recusar a devolver a chave que estava na ignição... porque sim.
Ora, com a minha miúda passa-se mais ou menos a mesma coisa! Não é qualquer um que a põe a dormir... Primeiro é preciso pô-la ao colo tipo coala e esperar que dê três voltas. A meio de uma dessas voltas a mantinha tem que ser colocada em jeito de almofada com precisão e rapidamente. Depois, se as voltinhas a tiverem acalmado é preciso cantar "aquela" canção de embalar no tom e volume certo. Aí à 14a volta da canção começa a querer fechar os olhitos e a querer acomodar-se. Esta fase é crítica! É preciso pô-la de lado, num movimento só e garantindo que o braço que fica de baixo não fica torto. Estamos quase... Depois disto é capaz de adormecer e acordar durante uns minutos largos. É quando a chucha cai da boca que sabemos que estamos no bom caminho. Mas também neste momento não nos devemos precipitar! Temos que esperar que ela esteja bem ferrada para a levar para a cama. A boa notícia é que depois disto tudo dorme seguidinho até o dia seguinte mas até lá faz-nos penar!

Comentários

  1. Só para dizer que me fartei de rir com a do carro...é que eu tb sou de 1728 e tive um polé corsa cor de vinho e fez-me relembrar o qd eu era feliz com o "possante"
    Quanto ao sono, é normal mas desgastaste para nós... A boa notícia é que melhora com a idade;)
    Bjs e continua com esse teu humor espectacular!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Celine! Quer dizer que há esperança para a garota!! Vamos ter fé!
    Beiinhos

    ResponderEliminar
  3. Lá em casa é a mesma coisa... todo um ritual...mas esta semana estou feliz que começou a dormir a noite toda seguida...espero que seja para manter.
    bjinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Aviso à navegação: como sou eu que mando neste estaminé, quando não gostar dos comentários não os vou publicar. Temos pena mas é a vidinha. Todos os outros comentários são bem-vindos!