Ontem foi dia de curso. Viemos de lá com três toneladas de novidades e uma informação preciosa... só tenho pena que o Centro não passe declarações que possamos apresentar quando expomos os nossos argumentos. Passo a explicar e a espalhar a boa-nova:
Ontem, entre outras coisas, falámos de cólicas e dos factores que concorrem para que os pequenos possam passar por aquele mau bocado de querer por um fim à dor e de nada resultar. A enfermeira enunciou 3: ingestão de ar (que normalmente ocorre durante a amamentação), a imaturidade intestinal e o stress. Se há alguma coisa a fazer quanto à alimentação e quase nada em relação ao desenvolvimento das tripas do pequeno, há muitas formas de evitar o stress. Mas que raios pode stressar uma criança pequena?! Pensámos nós. A resposta, juro, veio acompanhada pelo som de harpas celestiais! Então não é que a manipulção dos bebés lhes pode provocar stress, logo cólicas?! Ah pois é! Se cada visita (e esse é outro assunto que me dá urticária, a obrigatoriedade das visitas) resolver pegar no bebé e estrafegá-lo, e acordá-lo, e falar naquele timbre timpanó-perfurante então é certinho que a criatura se vai chatear (e se a nossa garota sair à mãe, rosnará ao fim de pouco tempo) ficar stressada e ao fim do dia, para além de estar toda amassada, ainda vai ter direito a um bonito momento de cólicas que depois os pais têm de resolver! Eu já não achava piada à peregrinação à maternidade e ainda menos às visitas a casa (para além da mãe estar preocupada em perceber como funciona o rebento e como ela própria funciona ainda tem de ter a preocupação em fazer sala, garantir que há chá e bolachinhas e casa arrumada e isto tudo com poucas horas de sono e com as hormonas aos pulos) mas agora posso dizer que nem é por mim que não quero visitas é pela barriga da pequena!
Não gosto deste post.
ResponderEliminarA minha sobrinha vai voar nas minhas mãos (afirmação acompanhado de um riso maquiavélico que certamente não agradará nem à mãe nem ao pai).
:)
Família não é visita! Além do mais, conto que ponhas a mão na massa... e já sabes, se a avariares (isto é, se a puseres a chorar) tens que a arranjar (que é como quem diz, tens que a voltar a por em modo não-choro) caso contrário não a aceito de volta! Tendo isto dito, é bom que ela voe nas mãos do tio!
EliminarA massagem do bebé também ajuda a aliviar stress e cólicas =) para além de ser um momento único de partilha entre pais e bebé!
ResponderEliminarÉ bem verdade (segundo dizem porque ainda não tive oportunidade de testar), mas as visitas não precisam de saber disso! ;)
Eliminar