Hallowquê?!?

Sou só eu, ou esta importação do Halloween, uma pseudo-tradição manhosa dos "states", é no mínimo absurda!!! Parece uma espécie de carnaval fora de tempo, que ainda por cima é igual em todo lado sendo que o tema e as comemorações são iguais em todo o mundo ocidental! Eu até compreendo que estamos sujeitos às influências de outras culturas! É um facto, é inevitável e porque corresponde à ordem natural das coisas, acho que pode ser saudável! Mas isto parece-me um exagero! Quanto mais não seja, porque em Portugal existem formas próprias de comemorar estes dias.


abóbora encontrada hoje abandonada na praça principal de Tondela

Quando era mais garota, a miudagem da rua juntava-se para ir pedir/cantar* os "Bolinhos e Bolinhós" porta a porta. Enquanto vivi em Sesimbra, o costume era pedir-se o "Pão por Deus" e imagino que em diversas latitudes e longitudes as práticas vão mudando! E o fantástico é que não era preciso gastar um "tusto" para o fazermos! Muito pelo contrário, no fim da noite ainda tinhamos "feito" algum dinheiro que estoiravamos em chicletes!!! Espera... Será que o Halloween apareceu porque dá lucro??

* A canção
Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Que estão mortos e enterrados

Avé, Avé
Truz, Truz, Truz

A senhora que está lá dentro
(A)sentada num banquinho
Faz favor de vir cá fora
Para dar um tostãozinho!


Resposta:
Esta casa cheira a broa
Aqui mora gente boa

ou, em caso de ninguém vir à porta

Esta casa cheira a alho
aqui mora algum espantalho

Pronto... a letra não é aquelas coisas, e a música também não... mas não era mais giro do que andar mascarado de sei lá o quê, a fazer uma coisa não se sabe porquê?

Comentários