Porque a poucas horas de correr 21k há questões de suma importância que se colocam...



A proximidade d"A" Meia Maratona que prometi fazer trouxe-me uma série de dúvidas que iam aumentando à medida que a data se aproximava... O "será que sou capaz" era frequentemente substituído pelo "claro que não sou capaz!". Curiosamente, ou talvez não, nunca se me colocou a afirmação "sou capaz"... sou daquelas do ver para querer! Mas estava eu a dizer que uma série de dúvidas se me iam colocando entre elas a dos aspectos acessórios à corrida que eu só atribuía quem leva a coisa a sério: relógio medidor de cenas? plano de treino? meias de compressão? gel energético? Metade desta cangalhada achava/acho que só fazia sentido para quem levava a coisa a sério e não me incluía nesse lote. Sapatilhas razoáveis até tenho (as desgraçadas que comprei depois de parir funcionam até aos 5k mas depois disso dão cabo de um dedo... esse pobre desconfio que já não volta a ter unha), o plano de treino para a meia maratona saquei-o da net, relógio a mana deu e o resto é para quem sabe! Pois, mas 21k já são qualquer coisa e fiquei a pensar no resto! Verdade seja dita que ter um treinador pessoal ou conhecer que saiba dar dicas porreiras e informadas a uma pequena lontra com a ambição de ser a Rosa Mota teria sido outra loiça (voluntários? anyone?) mas como quem não tem cão caça com gato, lá me pus eu nas pesquisas seríssimas que se fazem via google e... fiquei mais ou menos na mesma. 

Meias de compressão sim ou não?
Ora eis o resumo as principais ideias: "sim senhora, estudos mostram que fazem diferença quanto mais não seja psicológica"; "não senhora, são só uma moda". Certo...

Gel energético sim ou não? "Sim se o exercício for superior a uma hora (check)"; "Sim mas tem que ser misturado com água (então e pode-se fazer isso em andamento?...)"; "Não experimentar pela primeira vez no dia da prova (ok... isto talvez seja um não-check)"; "Se não se faz exercício na ordem dos 90 minutos diários não vai fazer diferença nenhuma (ãhn?!)"; "É fantástico para re-energizar nas corridas superiores a 10k".

Posto isto acho que vou fazer o que qualquer gaja sensata faria: compro as meias porque mesmo que não façam nada sempre dão uma graça ao modelito e deixo o gel para trás que é gajo para engordar.

Quem está comigo?

Comentários

  1. LOL valente! Eu agora, que me iniciei há pouquíssimo tempo no mundo do ginásio, estou focada é um dia fazer uma meia-maratona num tempo decente... portanto, meia-maratona para mim é assim uma coisinha do outro mundo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu estou há um ano a preparar-me mal para este momento... e é possível que faleça ao tentar... mas vamos lá!

      Eliminar
  2. Sim senhora, estou contigo no apoio moral. De resto esquece, correr não é a minha cena. xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... eu também acho que não é a minha... mas vou insistindo!

      Eliminar
  3. Meia-maratona uiii jasus mulher!!
    Eu comecei no gym ha um ano, com pt, e acho que isso ainda ta bem longe de mim. lolol
    Boa sorte com isso :D

    E o gel, é uma boa ideia levares, pois acaba por alimentar também
    Eu nao uso gel, uso um pozinho que se coloca na agua, e digo-te faz maravilhas!!! Indicado a treinos superiores a 1h. Mas imagino que nao possas andar com a garrafa de agua atras a xuncalhar :p

    ∞ Desabafos e Coisas ∞

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois olha... vou mesmo à papo seco!! Levo as meias de compressão e pronto! Vamos lá ver como me aguento à bomboca...

      Eliminar
  4. Olha que engraçado... So agora vi que a prova é na Nazaré. Não sabia da existência de tal coisa :D
    Sou de Leiria. Pertinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é a ediçãp número 40! Já é uma prova cheia de história e tem como madrinha a Rosa Mota!! Vale a pena ver e vir apoiar!

      Eliminar
  5. Um dia destes faço questões específicas sobre como passar do não correr absolutamente nada para o fazer uma meia-maratona. Tenho-me esforçado mas não passo dos 10km e tenho uma tendinite com vontade própria :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sinto-me confortável até aos 10k depois disso é só o espírito de sacrifício e a força de vontade a trabalhar... acho que quando não há problemas físicos (com tendinites não se brinca) é só a força de vontade que determina o quão longe vamos... como em tantas outras coisas na vida!

      Eliminar

Enviar um comentário

Aviso à navegação: como sou eu que mando neste estaminé, quando não gostar dos comentários não os vou publicar. Temos pena mas é a vidinha. Todos os outros comentários são bem-vindos!