Marafona da Santa Cruz



A "Matrafona"- como insisti em chamar até levar um "puxão de orelhas" da Dona Maria Alice, artesã com 80 anos que para além de tocar e fazer adufes, faz também estas peças - é uma "Boneca de trapos, feita a partir de uma cruz. Não tem olhos, nem boca, nem ouvidos porque é deitada debaixo da cama dos noivos na noite de núpcias para trazer sorte e filhos. É deitada em cima das camas nos dias de grandes tempestades e trovoadas, para as afastar." Esta foi escolhida pelas mãos que a criaram especialmente para nós e está em cima da cama porque, quer-nos parecer, que as tempestades que inquietam não são só aquelas que fazem escurecer os céus. Esta já provou cumprir a função... ou pelo menos uma delas!

Comentários

  1. São as bonequinhas da fertilidade não é? Também ouvi dizer que se dão aos noivos mas não tenho ideia de ser só para a noite de núpcias...não sei. As fazedoras de Marafonas hão-de saber melhor que eu, claramente.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Tweed: são essas mesmas! e acho que a história da noite de núpcias é uma metáfora que quer dizer: sempre que o casal esteja virado para a rambóia e queira que daí resultem meninos... pelo menos é esta a interpretação que eu faço!

    ResponderEliminar
  3. Eu mandei-te uma mensagem por causa deste post, Guilhim Maria :)

    ResponderEliminar
  4. R.: estamos esclarecidas?! ;) lá chegará o tempo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Aviso à navegação: como sou eu que mando neste estaminé, quando não gostar dos comentários não os vou publicar. Temos pena mas é a vidinha. Todos os outros comentários são bem-vindos!