Abre-olhos


Antes não gostava, mas hoje em dia gosto. Ainda assim, há períodos de abstinência forçada. Parece que o meu corpo diz que não está p'rai virado e não entra nem mais uma gotinha. Mas mantenho e digo mais, acho que gosto à séria. Sem açúcar. Simples, mas bom... e não aquelas zurrapas queimadas ou cheias de cheiros e sabores. Estou a falar de café. Mas ao que parece, este gosto pode abeirar-se de toda uma ciência de grande complexidade em que o pó castanho vira apenas pretexto para aplicar um protocolo complexo. Hoje, nas incursões ao café ouvi a pedir as seguintes variações sobre o tema: chávena escaldada, sem ponta, curto, dois terços, cheio, pingado... poderia ainda acrescentar o com cheirinho, o descafeinado, o carioca e ainda os pacotes de açúcar e adoçante... Mas o importante continua a ser o café... certo?... Quer-me parecer que há muita gente a complicar o que é simples!

Comentários

  1. Comecei a beber café «tardiamente» e, apesar de tentar bebê-lo sem açúcar, até agora ainda não consegui fazê-lo!! Gosto dele curto e de o deixar arrefecer um bocadinho (tenho traumas com essa coisa da chávena escaldada, que a minha tia teve que ser operada à laringe ou faringe por ter queimado a mesma à conta dos cafés a ferver....!!)

    E tal como tu também tenho fases em que bebo imenso e depois sou capaz de ficar uma imensidão de tempo sem beber... Quando trabalhava (fiz um interregno na vida profissional) bebia café todos os dias e por vezes também ao fim de semana, agora noto que chego a estar semanas sem me lembrar de beber um, também porque por estes lados o café não é como em Portugal... ;)

    ResponderEliminar
  2. Pergunto eu na minha ignorância, O que é um café sem ponta? Nunca ouvi este termo!! :)

    Por aqui é, café e um copo com água :)

    ResponderEliminar
  3. Dulce: não é preciso complicar, certo? Café é café... e mau café é mau café, por isso é que nos esquecemos dele! Simples!

    Cláudia: antes de mais, bem-vinda aqui ao cantinho! E agora que li a tua pergunta já não tenho a certeza se era "com" ponta ou "sem" ponta, mas sei que a ponta era importante. O que é a ponta, não faço idea! E agora à noite ainda ouvi outra: sem princípio! Está tudo doido, é o que é! E sim, copo de água é completamente aceitável!

    ResponderEliminar
  4. Café sem ponta: Carrega-se no botão para tirar café, deixa-se escorrer um pouco de café para o ralo e só depois se coloca a chávena. Porquê ? Não sei.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Aviso à navegação: como sou eu que mando neste estaminé, quando não gostar dos comentários não os vou publicar. Temos pena mas é a vidinha. Todos os outros comentários são bem-vindos!